
O Termo surreal é muito mais do que fora da realidade ou do comum é ao meu ver exergar as novas possibilidades daquilo que já vivenciamos ou não vivenciamos como dança, ritmo, apredizagem motora e Desenvolvimento entre outros. Cada ser humano, seja criança ou adulto em seu desenvolvimento ve o mundo de uma forma diferente, o professor em seu papel tem uma função importante de intepreta-la sendo o mediador desse mundo em que ele se inclui .
Na Figura (1), Após a segunda guerra mundial, imaginava-se que o mundo seria outro e que nasceria um novo homem dessa experiência traumática que é a guerra . Mas a visão de Salvador Dalí não demonstra este otimismo. A criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher aponta para o acontecimento, a saída do homem do ovo - mundo, é ao mesmo tempo musculoso. É uma atmosfera de ameaça e não de alegria. O ovo é o próprio mundo, com uma casca mole, onde os continentes desenhados em volta do ovo são moles e estão derretendo: misteriosamente, a África ocidental deixou uma gota de sangue escorrendo da abertura de onde sai o homem.
Segundo o autor Andre Breton, O surrealismo e a Pintura
"Em primeiro lugar é o universo que deve ser interrogado sobre o homem e não o homem sobre o universo"
O que Salvador propoe ao meu ver neste coxteto visual é de uma guerra em que os homens sairão mais fortes para enfrentar o mundo em que vivem, conforme mostra na figura acima, sairão de um ovo de formas corporais musculosas. Vivenciarão outras possibilidades naquilo em que ja existia no mundo, porem com tudo não tinham a experiencia, que cabe a eles proprios analisarem agora de uma forma intrinseca que atitudes podem tomar, para uns podendo ser positivo ou negativo já que as possibilidades podem ser um tanto como traumaticas como cita Breton a frase acima analisando um aspecto complexo como corporiedade do homem que pensa, sente, age, coforme cita Abaixo:

Paulo freire, 1991 "Apredizagem formal, esta presente no corpo inteiro. O ser que pensa que age e sente. o sujeito realiza-se constroi, movido pela intenção, pelos sentimentos, pelo emoção, pelo movimento, pela expressão corporal e criativa.
O que esta foto me transmiti e a diferença social discriminada pela roupa, completando-a com frase logo abaixo: "Você com o pé no mercado de trabalho", a meu ver deste modo em que a publicidade foi feita, me parece que pessoa que esta de roupa social tem mais oportunidades de entrar ao mercado de trabalho, assim como a propria frase vem a confirmar. A sociedade impoe a desordem neste sentido, nos faz pensar: "Em que o mundo olha de um modo esteticamente algo que vem desde um tempo primordios onde a roupa era sinal de status social, Neste coxteto tema surreal vem sugerir, ver o mundo de outra forma transformando ideias reformulando essa "ordem em desordem em organização". proposto em anel tretalogico de Morin,1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário