quarta-feira, 28 de abril de 2010

Girafas em chamas, surrealismo, Desenvolvimento e Aprendizagem


                       Caracteristicas do desenvolvimento no surrealismo, foi um trabalho desenvolvido em grupo na unicid, meu objetivo é compartirlhar as ideias e ressaltar outras que ainda não foram ditas.

O que é surreal?, Onde podemos coloca-lo? Dentro da minha consepção de surrealismo e afirmação por alguns autores no assunto. Surrealismo é o diferente, mais este diferente sempre irão de encontro com nossas realidades, e um modo de dizer algo não diretamente, mais fazer com que as pessoas olhem o seu trabalho de outras formas e encontre nele quando olharem novamente outras ideias que não perceberam a primeira analise é como uma pintura de um quadro por exemplo, Que não podemos com exatidão descrever o que o pintor Salvador Dali, (1937), idealizava para para faze-lo  (Girafas em chamas), entretanto podemos colocá-lo em nossa realidade assim como propõem o surrealismo “ Trazer o quadro para o seculo XXI e discutir o que podemos imaginar o que podemos melhor, trabalhar a criatividade de um pessoa como identificamos neste. Dentro do surrealismo do quadro, girafa em chamas, buscamos características do desenvolvimento humano e circulamos em cores diferentes, alguns aspectos, que acreditamos ser importantes para o desenvolvimento e que aparecem na figura acima como: Na cor preta: Hormônio e puberdade, Azul: estirão do crescimento ósseo, Amarela: Processo de informação, Vermelho: Socio-afetivo como exemplo mães adolescentes ou cada vez mais cedo.

Olhem a imagem e vamos identificar juntos a nossa realidade.

veja em Preto:  No aspecto hormonal e puberdade, Concretiza o inicio da puberdade representa o inicio do período menstrual de uma mulher as mãos estão em vermelhos, simboliza a primeira mestruação de uma mulher chamada de (Menarca), logo depois aparecimento de seios , curvas bem desenhadas no quadril e a sensibilidade em forma musical representada em um violino ou até mesmo pela maneira mais feminina de estar vestida.

Segundo a Maria de Luz M.Costa, Vivendo ciências, Faculdade de ciências medicas) o hipotálamo manda a informação para glândula hipófise em um determinado tempo inexplicável para produzir os seus próprios, os hormônios sexuais.
Sob a ação destes hormônios nosso corpo sofre, mudanças características de adultos como nos meninos, pelos fáceis o corpo fica mais musculoso e os ombros mais largos característica do sexo, Nas meninas os seios desenvolvem, a camada de gorduras existente embaixo a pele aumente, o que deixa os contornos do corpo mais arredondados, os quadris alargam-se. Em ambos os sexo a massa corporal aumentam rapidamente (“estirão do da puberdade”), o hormônio do crescimento referente à puberdade, Os órgãos genitais aumentam de tamanho. A pele que recobre esses órgãos fica mais escura. Aparecem pelos embaixo do braço e na região púbica. Os testículos dos meninos e ovários das meninas intensificam a produção de hormônios sexuais. Os testículos dos meninos indicam a produção de espermatozóides – o menino ejacula pela primeira vez. Os ovários das meninas começam a produzir ovários maduras – a menina úvula pela primeira vez. Ocorre a primeira menstruação ou menarca.
Azul: Estirão do crescimento ósseo:
A girafa em chamas a qual classificamos como estirão do crescimento osseo, pois neste período é aonde o final da segunda infancia  se desenvolvem mais rapido a altura e peso de uma pessoa e chamado por alguns autoires o segundo nascimento .
O termo estirão do crescimento é a taxa acelerada de aumento em altura e peso que ocorre na puberdade. Nos dois sexos o estirão dura cerca de três a cinco anos, nos meninos se inicia aproximadamente por volta dos treze anos estará completo por volta dos quinze, já nas meninas quase sempre começa e termina dois anos mais cedo o grande incremento do crescimento físico, recebe o nome de estirão pubertário ou aceleração do crescimento de maturação óssea que compreende quatro etapas: pré aceleração, aceleração máxima, desaceleração, e crescimento final.

Amarelo: Processo de Informação:
Em Amarelo classificamos o crescimento cognitivo e Formação de Personalidade, no surreal a imagem do quadro lembra gavetas onde o processo de informação se inicia pequeno e vai aumentando conforme o tempo e maturação. O que podemos ver também,é a imagem parece que esta vestida de uma forma bem feminina que caracteriza a personalidade de um individuo como gosto de se vestir, vontades e preferências.


O desenvolvimento cognitivo de acordo com Jean Piaget, o pensamento torna-se mas abstrato, conceitual, lógica e orientado para o futuro o adolescente encontra novos fatos e experiência podendo, muitas vezes, demonstrar uma criatividade impressionante. Na fase da adolescência intermediaria ocorre tentativas de amor X ódio atitudes contraditória.


Egoísmo x generosidade, Sociabilidade x Solidão, Submissão x Rebeldia ,Materialismo x Idealismo, Grosseria x Ternura


Adolescência tardia caracterizados por forte sentimento e emoções, com intensos relacionamentos de oposição. Os adolescentes transforma-se em uma pessoa independente e dependente estabelece uma identidade.
Para outros autores ( ERICK ERISON) ,  a confusão de papeis podera acontecer como confusão de personalidade o adolescente não sabera ao certo a qual grupo de amigos pertece pois a necessecidade de estar com outra pessoa se torna mais importante do que o proprio egocentricsmo caracteristico da fase anterior , fazer parte de grupo de pessoas é mais interessante necessita de estar com pessoas identificar o seu gosto, estilo que compoe a personalidade de um adulto. Nessa fase é interessante na Educação fisica , trabalhar com atividades complexas que permitam sua criatividade , desenvolvimento do tempo ritmo , de maior fluencia nos movimentos assim determinar oportunidades para uma maior escolha,
Segundo Valeria Cristina Ribeiro em seu artigo Efeitos da atividade fisica para a adolescencia A prática do exercício físico, associada a uma oferta energética satisfatória, permite um aumento da utilização da proteína da dieta e proporciona adequado desenvolvimento esquelético. Várias outras influências positivas estão relacionadas à atividade física regular, entre eles o aumento da massa magra, diminuição da gordura corporal, melhora dos níveis de eficiência cardiorrespiratória, de resistência muscular e força isométrica, além dos importantes efeitos psicossociais.
Especificamente para o adolescente, Barbosa coloca as seguintes vantagens do esporte: estimula a socialização, serve como um "antídoto" natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a auto-estima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva à uma menor predisposição a moléstias.
Fripp et al.  observaram que, adolescentes com boa aptidão física apresentavam menor Índice de Massa Corporal (IMC), menor pressão sanguínea sistólica e diastólica e maior concentração plasmática de HDL-colesterol do que adolescentes sedentários. Um estudo de caracterização de fatores de risco para aterosclerose realizado com universitários de São Paulo, entre 17 e 25 anos, mostrou associação entre um estilo de vida sedentário e níveis elevados de LDL-colesterol e triglicerídeos.
Qual seria então? Qual é o papel da Educação Física para o adolescente?


O adolescente tera oportunidades,  Educação Física engloba um esforço de adaptação ao corpo nesta fase o adolescente se encontra na transformação do corpo como ja vimos e essa descoberta poderá ser positiva uma vez que a midia e os padroes  da sociedade estipulam o corpo magro e alto geneticamente nem todos se encaixam nesse padrão e uma reflexão de comportamento corporal.  O corpo não pode ser considerado apenas um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através de movimentos, sentimentos e atuações no mundo. Assim, a Educação Física deve levar o adolescente a um dispêndio de energia em atividades prazerosas e recreativas, permitindo o relaxamento, a possibilidade de perceber o corpo e saber controlá-lo, a convivência em grupo e um relacionamento intenso com seus pares. As atividades devem ser motivantes e participativas e o corpo um instrumento de contato com os outros. Em relação aos adolescentes que trabalham, Daolio argumenta que a prática da Educação Física pode contribuir com aspectos que o trabalho e outras matérias escolares quer isoladamente, quer conjuntamente - não desenvolvem. Desta forma, estes adolescentes não só não devem se privar dessa prática, com podem beneficiar-se intensamente dela.
Em um país onde muitos não podem freqüentar clubes ou academias, a valorização da Educação Física - ainda secundarizada em relação às demais atividades curriculares da escola – e o estímulo à promoção do esporte a nível comunitário, figura-se como estratégia fundamental na busca pela saúde integral do adolescente.

Vermelho: Sócio- Afetivo  a imagem parece uma estrutura rústica que depende de uma base de apoio. A imagem também mostra a  rejeição de uma posivel gravidez já que estamos descrevendo sobre a adolescencia é cada vez mais constate entre mãe e filho ao ponto de no quadro simular o abordo mostrando a reiujeição. Relacionamos desenvolvimento, pois as oportunidades dadas aos pais de pendera da estrutura econômica, Desemprego, que gera falta de garantia de um futuro melhor, falta do básico como alimentação, segurança. A cultura dos pais, nível de estudo, sentimentos afetivos pelo filho. Neste Período de desenvolvimento social é a oportunidade de se expressar ira predominar se identificando com algo ou alguém para alcançar sua independência emocional, segundo Havighust, de um adolescente o nível de entendimento que os pais têm e como vão lidar com esta fase. Em varias pesquisas cientificas achamos assuntos relacionados agressividade destes jovens associado, aos maus tratos de pais ou familiares e o que também contavam a educação dos pais fatores econômicos. A família é o único vinculo afetivo a qual o jovem tem em essa fase então ela de alguma forma não descontara neste individuo e sim na sociedade em si.



Ficou evidente que o trabalho com adolescentes em crise deve ser realizado junto à família. O adolescente com comportamento violento está denunciando alguma coisa, quer seja maus-tratos, abuso sexual, solidão, dor. Articulando-se com a família, a escola e a equipe de saúde somam esforços e, certamente, muitos nós poderão ser desatados. O papel do professor é valioso: identificando situações, encaminhando, ouvindo a família, acolhendo. Começa aqui a atuação interdisciplinar (Cruz Neto et al., 1993).



Alguns autores da linha psicanalítica (Chess & Hassibi, 1982; Osório, 1982) tentaram identificar aspectos determinantes da agressividade na adolescência. Alguns consideram que o problema acontece devido a uma carência emocional experimentada pela criança que se sente ferida; outros acreditam que a criança não teve fixados os seus limites. expostos ao abandono, morte ou doença dos pais, ou submetidos à intensa ansiedade gerada pelo ambiente das ruas, podem apresentar conduta agressiva (Fagan & Wexler, 1987). Eles podem desenvolver um padrão crescentemente agressivo em suas relações familiares, escolares e sociais (Wolff, 1985). Histórias de abuso físico e sexual têm sido relatadas por adultos e adolescentes que apresentam auto-imagem negativa, dificuldades de relacionamento e vazão inapropriada de impulsos agressivos (Dodge et al., 1991; Gil, 1990; Oates, 1984; Blomhoff et al., 1990).



 social e realidade da relação de rejeição cada vez mais constate entre mãe e filho ao ponto de no quadro simular o abordo. Gaveta na forma mais feminina ainda em preto pode observar as gavetas que podem ser caracterizadas com o nível de conhecimento que se inicia de pequena para o nível grande. Relacionamos desenvolvimento, pois as oportunidades dadas aos pais de pendera da estrutura econômica, Desemprego, que gera falta de garanti de um futuro melhor, falta do básico como alimentação, segurança. A cultura dos pais, nível de estudo, sentimentos afetivos pelo filho. Neste Período de desenvolvimento social é a oportunidade de se expressar ira predominar se identificando com algo ou alguém para alcançar sua independência emocional, segundo Havighust, de um adolescente o nível de entendimento que os pais têm e como vão lidar com esta fase. Em varias pesquisas cientificas achamos assuntos relacionados agressividade destes jovens associado, aos maus tratos de pais ou familiares e o que também contavam a educação dos pais fatores econômicos. A família é o único vinculo afetivo a qual o jovem tem em essa fase então ela de alguma forma não descontara neste individuo e sim na sociedade em si.
Ficou evidente que o trabalho com adolescentes em crise deve ser realizado junto à família. O adolescente com comportamento violento está denunciando alguma coisa, quer seja maus-tratos, abuso sexual, solidão, dor. Articulando-se com a família, a escola e a equipe de saúde somam esforços e, certamente, muitos nós poderão ser desatados. O papel do professor é valioso: identificando situações, encaminhando, ouvindo a família, acolhendo. Começa aqui a atuação interdisciplinar (Cruz Neto et al., 1993).
Alguns autores da linha psicanalítica (Chess & Hassibi, 1982; Osório, 1982) tentaram identificar aspectos determinantes da agressividade na adolescência. Alguns consideram que o problema acontece devido a uma carência emocional experimentada pela criança que se sente ferida; outros acreditam que a criança não teve fixados os seus limites. expostos ao abandono, morte ou doença dos pais, ou submetidos à intensa ansiedade gerada pelo ambiente das ruas, podem apresentar conduta agressiva (Fagan & Wexler, 1987). Eles podem desenvolver um padrão crescentemente agressivo em suas relações familiares, escolares e sociais (Wolff, 1985). Histórias de abuso físico e sexual têm sido relatadas por adultos e adolescentes que apresentam auto-imagem negativa, dificuldades de relacionamento e vazão inapropriada de impulsos agressivos (Dodge et al., 1991; Gil, 1990; Oates, 1984; Blomhoff et al., 1990).

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