"Um amigo é um exemplo de vida, morador do meu bairro (Guaianazes) Perninha trabalha com um projeto de capoeira onde é professor".. Vera
O Professor capoerista Carlos Alberto ou (Perninha) Como é conhecido tem somente uma das pernas. Para outros com o mesmo problema se auto classificam como deficiêntes, Ele chama de "pequena dificuldade", disposto a aprender a capoeira desde de novo, desenvolveu habilidades, de acordo com suas limitações, capoeira foi escolhida a atividade que ele escolheu sendo assim de prazer que o ajudou em seus estimulos sensoriais com auxilio da familia.
O que venho propor nesta analise é a discução das possibilidades de aprendizagem desde a infância para a vida adulta. Colocando os fatores dança, Ritmo , Aprendizagem e pois por ventura as adptações feitas pelo professor de capoeira "Perninha", tornara-se mais facieis devido seu apredinzado anterior isto não quer dizer que uma pessoa que esteja na mesma situação a que ele se encontra, não tenha a mesma capacidade final, mais sem gama de duvidas demorara mais tempo para passar para o estágio mais avançado, assim como propõem a aprendizagem cognitiva para a associativa e autonoma (Gallahue 2003) quando uma pessoa já passa pela a experiência, ela terá maior facilidade de exercer a tarefa desejada, já que esta em sua memória o ritmo, a dança de movimentos a sua vontade de aprender e necessidade de se adaptar e vencer novos desafios, dai sairá o resultado final como resposta a seus objetivos, todo processo no desenvolvimento comecará pela aprendizagem.
Na Dança: Segundo Gandara (1995) a expressão rítmica do corpo, envolve habilidades neuromotoras e psicoafetivas, possibilitando ao indivíduo comunicar-se e manifestar-se variada e amplamente, trabalhando aspectos de caráter físico e neurológico (força, equilíbrio, coordenação, ritmo, noção espaço-temporal), de caráter psicológico (prontidão, auto-estima, coragem e segurança) e expressão, bem como padrões motores essenciais ao homem. Movimentos criativos e espontâneos percebidos através da recepção de estímulos ambientais e órgãos sensoriais remanescentes limitações impostas pela deficiência.
Entendo assim, que o movimento corporal, aqui proposto pela capoeira de (Perninha), se encaixa na dança, pois tem movimentos expressivos continuos e fluencia, afirmado pelo autor (Rudolf Laban em seu livro dominio do movimento), com a classificação do ritmo que muda conforme o ambiente. E o que seria o Ritmo propiamente dito é o tempo que demora a repetir-se, um fenômeno repetitivo.
Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar. "Para Berge o ritmo é uma lei universal a que tudo submete. Dalcroze o caracteriza como princípio vital e movimento. Platão sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado". Na Educação Fisica Vivenciada pelos Professores o ritmo se faz importante em nossas vidas: tanto através de influências externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer. O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
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