sábado, 11 de setembro de 2010
Eixo Comum da Realidade a Fantasia
segunda-feira, 7 de junho de 2010
DIFERENÇAS ENTRE A EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADA E LICENCIATURA
Neste caso fica mais facil ter emprego antes de terminar a faculdade mais não te garante nada apos o termineo dela todo ano a relação de contrato "temporariamente" aumenta, pois como já vimos se tornam mão de obra barata para academias e seguinmentos da area. se sua escolha e bacharel fique certo que terá empregos mais rapido mais isso não quer dizer que permanecerá nela até o fim da sua faculdade, voce também precisará de 1 ano a mais do que o resto de sua turma uma vez ja conclui 4 e todas as outras grades curriculares de outras faculdades são exatamente diferentes para dificultar suas oportunidades.
Falta de regularidade, temos direito a estadia trabalhadora isso não acontece, registro em carteira, 13° salario, ferias e tudo fica no contrato.
Ter emprego mais rapido antes de terminar a faculdade
REFERENCIAS BIBILOGRAFICAS:
http://www.crefsp.org.br/duvidasFrequentes.asp?idFaq=4
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Girafas em chamas, surrealismo, Desenvolvimento e Aprendizagem
O que é surreal?, Onde podemos coloca-lo? Dentro da minha consepção de surrealismo e afirmação por alguns autores no assunto. Surrealismo é o diferente, mais este diferente sempre irão de encontro com nossas realidades, e um modo de dizer algo não diretamente, mais fazer com que as pessoas olhem o seu trabalho de outras formas e encontre nele quando olharem novamente outras ideias que não perceberam a primeira analise é como uma pintura de um quadro por exemplo, Que não podemos com exatidão descrever o que o pintor Salvador Dali, (1937), idealizava para para faze-lo (Girafas em chamas), entretanto podemos colocá-lo em nossa realidade assim como propõem o surrealismo “ Trazer o quadro para o seculo XXI e discutir o que podemos imaginar o que podemos melhor, trabalhar a criatividade de um pessoa como identificamos neste. Dentro do surrealismo do quadro, girafa em chamas, buscamos características do desenvolvimento humano e circulamos em cores diferentes, alguns aspectos, que acreditamos ser importantes para o desenvolvimento e que aparecem na figura acima como: Na cor preta: Hormônio e puberdade, Azul: estirão do crescimento ósseo, Amarela: Processo de informação, Vermelho: Socio-afetivo como exemplo mães adolescentes ou cada vez mais cedo.
Olhem a imagem e vamos identificar juntos a nossa realidade.
veja em Preto: No aspecto hormonal e puberdade, Concretiza o inicio da puberdade representa o inicio do período menstrual de uma mulher as mãos estão em vermelhos, simboliza a primeira mestruação de uma mulher chamada de (Menarca), logo depois aparecimento de seios , curvas bem desenhadas no quadril e a sensibilidade em forma musical representada em um violino ou até mesmo pela maneira mais feminina de estar vestida.
Segundo a Maria de Luz M.Costa, Vivendo ciências, Faculdade de ciências medicas) o hipotálamo manda a informação para glândula hipófise em um determinado tempo inexplicável para produzir os seus próprios, os hormônios sexuais.
Sob a ação destes hormônios nosso corpo sofre, mudanças características de adultos como nos meninos, pelos fáceis o corpo fica mais musculoso e os ombros mais largos característica do sexo, Nas meninas os seios desenvolvem, a camada de gorduras existente embaixo a pele aumente, o que deixa os contornos do corpo mais arredondados, os quadris alargam-se. Em ambos os sexo a massa corporal aumentam rapidamente (“estirão do da puberdade”), o hormônio do crescimento referente à puberdade, Os órgãos genitais aumentam de tamanho. A pele que recobre esses órgãos fica mais escura. Aparecem pelos embaixo do braço e na região púbica. Os testículos dos meninos e ovários das meninas intensificam a produção de hormônios sexuais. Os testículos dos meninos indicam a produção de espermatozóides – o menino ejacula pela primeira vez. Os ovários das meninas começam a produzir ovários maduras – a menina úvula pela primeira vez. Ocorre a primeira menstruação ou menarca.
Segundo Valeria Cristina Ribeiro em seu artigo Efeitos da atividade fisica para a adolescencia A prática do exercício físico, associada a uma oferta energética satisfatória, permite um aumento da utilização da proteína da dieta e proporciona adequado desenvolvimento esquelético. Várias outras influências positivas estão relacionadas à atividade física regular, entre eles o aumento da massa magra, diminuição da gordura corporal, melhora dos níveis de eficiência cardiorrespiratória, de resistência muscular e força isométrica, além dos importantes efeitos psicossociais.Especificamente para o adolescente, Barbosa coloca as seguintes vantagens do esporte: estimula a socialização, serve como um "antídoto" natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a auto-estima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva à uma menor predisposição a moléstias.Fripp et al. observaram que, adolescentes com boa aptidão física apresentavam menor Índice de Massa Corporal (IMC), menor pressão sanguínea sistólica e diastólica e maior concentração plasmática de HDL-colesterol do que adolescentes sedentários. Um estudo de caracterização de fatores de risco para aterosclerose realizado com universitários de São Paulo, entre 17 e 25 anos, mostrou associação entre um estilo de vida sedentário e níveis elevados de LDL-colesterol e triglicerídeos.
Fatores que interferem Aprendizagem na Adolescência
Contexto Socio - Cuntural
Em lugar como favelas lugares carentes as crianças tem dificil acesso as escolas muitas vezes longes, com dificil acesso falta o basico como roupas adequadas calcados que em tempo de frio ou chuva dificulta a sua ida a escola. Nesta situação a familas tem a função principal de dar as oportunidades necessarias para essses adolescencentes já que em muitos casos a falta de informação faz com que familias tenham mais filhos acreditando ser mais facil o sustento da familia. Em outros casos o afastamento do pai sendo o padastro que cria ou até so a mae estes grupos de familias contribuiem para dificuldades de aprenizagem na escola, falta de higiene e saude adquada.
O que ocorem com muitas adolescentes passam de ano sem ter a oportunidade de estarem supridos das verdades necessidades das series correspondentes , passam para o ano seguinte sem aprenderem a desenvolver corretamente a escrita ou a leitura, criando lacunas em seu aprendizado.
Para Piaget os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimentopara gastar energia das crianças, mas meios que contribuem enriquecem odesenvolvimento intelectual.Os jogos e as atividades lúdicas tornam-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa areconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa.Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evoluiinternamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vidadela, em linguagem escrita que é o abstrato
Entre os fatores que interferem na aprendizagem de um adolescente, mais evidente a um olhar mais atendo de um professor. O aluno necessita de sua de desenvolver Atenção e Concentração para exercer certa atividade proposta pelo professor: me desculpem pelo transtorno, em breve continua a discução
O que interfere o o desenvolvovimento nos apectos da dança, Ritmo e aprendizagem motora , Primeira e Segunda Infancia.
sábado, 10 de abril de 2010
Capoeira, Dança, Ritmo, Aprendizagem
"Um amigo é um exemplo de vida, morador do meu bairro (Guaianazes) Perninha trabalha com um projeto de capoeira onde é professor".. Vera
O Professor capoerista Carlos Alberto ou (Perninha) Como é conhecido tem somente uma das pernas. Para outros com o mesmo problema se auto classificam como deficiêntes, Ele chama de "pequena dificuldade", disposto a aprender a capoeira desde de novo, desenvolveu habilidades, de acordo com suas limitações, capoeira foi escolhida a atividade que ele escolheu sendo assim de prazer que o ajudou em seus estimulos sensoriais com auxilio da familia.
O que venho propor nesta analise é a discução das possibilidades de aprendizagem desde a infância para a vida adulta. Colocando os fatores dança, Ritmo , Aprendizagem e pois por ventura as adptações feitas pelo professor de capoeira "Perninha", tornara-se mais facieis devido seu apredinzado anterior isto não quer dizer que uma pessoa que esteja na mesma situação a que ele se encontra, não tenha a mesma capacidade final, mais sem gama de duvidas demorara mais tempo para passar para o estágio mais avançado, assim como propõem a aprendizagem cognitiva para a associativa e autonoma (Gallahue 2003) quando uma pessoa já passa pela a experiência, ela terá maior facilidade de exercer a tarefa desejada, já que esta em sua memória o ritmo, a dança de movimentos a sua vontade de aprender e necessidade de se adaptar e vencer novos desafios, dai sairá o resultado final como resposta a seus objetivos, todo processo no desenvolvimento comecará pela aprendizagem.
Na Dança: Segundo Gandara (1995) a expressão rítmica do corpo, envolve habilidades neuromotoras e psicoafetivas, possibilitando ao indivíduo comunicar-se e manifestar-se variada e amplamente, trabalhando aspectos de caráter físico e neurológico (força, equilíbrio, coordenação, ritmo, noção espaço-temporal), de caráter psicológico (prontidão, auto-estima, coragem e segurança) e expressão, bem como padrões motores essenciais ao homem. Movimentos criativos e espontâneos percebidos através da recepção de estímulos ambientais e órgãos sensoriais remanescentes limitações impostas pela deficiência.
Entendo assim, que o movimento corporal, aqui proposto pela capoeira de (Perninha), se encaixa na dança, pois tem movimentos expressivos continuos e fluencia, afirmado pelo autor (Rudolf Laban em seu livro dominio do movimento), com a classificação do ritmo que muda conforme o ambiente. E o que seria o Ritmo propiamente dito é o tempo que demora a repetir-se, um fenômeno repetitivo.
Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar. "Para Berge o ritmo é uma lei universal a que tudo submete. Dalcroze o caracteriza como princípio vital e movimento. Platão sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado". Na Educação Fisica Vivenciada pelos Professores o ritmo se faz importante em nossas vidas: tanto através de influências externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer. O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Surrealismo e Corporiedade

